domingo, 21 de outubro de 2007

HDTV O que é isso ? Tv Digital ??


Algum tempo atrás fiz uma enquete aqui no xumbi para saber se as pessoas tinham algum conhecimento sobre HDTV, mas para aqueles que responderam "Não" ...

O que é HDTV ?

HDTV é um sistema de transmissão com uma qualidade de imagem bem superior as tradicionais (NTSC, SECAM , PAL utilizado atualmente no Brasil) , proporcionando cores mais vivas, além de som mais rico (a transmissão suporta até seis canais de som - Dolby Digital -, enquanto a analógica suporta somente dois - mono e estéreo). O HDTV é transmitido digitalmente e por isso sua implementação geralmente coincide com a introdução da televisão digital (DTV): esta tecnologia foi lançada inicialmente nos EUA durante a década de 1990

O formato da imagem no hdtv é widescreen (16:9), tipo a dela de um cinema, e já o padrão é de (4:3). Um sistema muito interessante onde pode enviar até seis programas simultaneamente, no analógico só é possível um programa por vez, assim quando você enjoar de um, tem o outro :D , além disso, é possível receber informações junto com a programação, por exemplo a sinopse de um filme, ou o resumo da novela , o que aconteceu na capitulo anterior, sem contar que você poderá também assistir jogos de vários ângulos, cameras diferentes.

Um dos grandes motivos de eu estar falando sobre hdtv é sobre a DTV, não sei se todos já viram a propaganda que esta passando , onde uma família faz toda uma preparação para receber a TV digital, e daqui a 41 dias, 2 de Dezembro se as minhas contas não falham , vai começar em São Paulo a transmissão em HDTV, a primeira imagem será do nosso amigão Lula :D Logo isso irá se espalhar e em 10 anos é previsto de todas as emissoras já exibirem em digital, e você pensa que ela esta fora disso, a globo já começou a filmar a primeira novela em hdtv.

Como irei assistir ?

E você que quer ter essa belezura em casa, é bem simples, primeiramente sua casa tem que pegar TV normal (antena UHF) , resolvido o problema da antena de UHF, é preciso conhecer um outro produto chamado de Set-top box (Conversor de TV Digital, Caixinha conversora etc)

Para que serve esse dispositivo? Basicamente ele executa três funções:
1 - Converte a TV Digital em TV analógica para os atuais televisores analógicos ou as telas de LCD e Plasma já a venda. Provavelmente a partir de 2008 a indústria já terá colocado no mercado telas com Set-top Box embutido.
2- Permite Interatividade.
3 - Permite funções adicionais como, por exemplo, usar um disco rígido chamado PVR (Personal Vídeo Recorder – Ele substitui os "atuais" Videocassete, mas com qualidade digital) para gravar programas.
A indústria oferecerá vários tipos de Set-op boxs, desde o mais simples (popularmente chamado de zapper - nome originado do jogo Nintendo), que só atende ao item 1 acima, até o mais sofisticado que atende a todos os três.

Lembrando que a TV digital não será exibida somente nas TVs , também será exibida nos celulares , computadores e outros.

Então é isso meus amigos :D Agora é so esperar ...


F o
n t e s

Gostou ? Então visite nossa pagina principal :D e se não gostar visite tambem!

5 comentários:

Unknown disse...

O Brasil usa Pal M

Cidão disse...

Obrigado :D
Já foi arrumado

popaula disse...

não um comentário, mas uma perguntinha:

e quem tem antena parabólica?

grato, popaula

Cidão disse...

infelizmente, quem tem parabólica vai continuar no mesmo sistema. Ou então até lá irão inventar alguma coisa pra nós que temos uma antena parabólica em casa. :D

popaula disse...

encontrei uma antena UHF interessante:

http://www.sagna.com.br/home.html

moro a 100kms do Rio e não tenho idéia
de como vou receber o sinal nesta
antena aqui..parece muito simples.